Blog Engefor
20
jul
Home blog » O que observar antes de comprar um imóvel

O que observar antes de comprar um imóvel

É muito importante que alguns aspectos sejam analisados com cuidado antes de comprar um imóvel, afinal, é provável que as pessoas vão passar muito tempo atreladas à um financiamento, residindo naquele determinado endereço.

Dessa forma, decidir comprar um imóvel não pode ser tido como um bom negócio apenas com base no preço, aliás, se estiver muito mais barato que o valor de mercado desconfie.

Por outro lado, se estiver muito mais caro, pense em negociar melhor o valor.

Quando um imóvel está à venda, muitas vezes a decoração encanta ou mesmo que ele esteja totalmente vazio, a emoção de ter a realização de um sonho tão próximo faz com que as pessoas tomem uma decisão apressada pensando em não deixar a oportunidade escapar.

Ocorre que quando isso é feito, pode ser que, apesar do imóvel ser perfeito para você, outros aspectos como segurança ou distância passe a ser um problema.

Sendo assim, avalie com calma alguns aspectos básicos antes de comprar um imóvel seja na planta ou pronto.

No artigo de hoje, falaremos de mais 4 fatores que você deve levar em consideração antes de comprar um imóvel.

1.                A localização

É muito importante considerar o endereço e isso não se resume apenas “onde” o bairro está.

Quer entender melhor?

Digamos que você escolhe comprar um imóvel perto de uma estação de metrô ou de uma avenida movimentada. Isso te faria ganhar um bom tempo fora do trânsito.

Outro aspecto relacionado à localização é entender como o fluxo se comporta em diferentes horários do dia.

Quais são os estabelecimentos que você deseja ter mais perto: padarias, hospitais, farmácias, escolas, etc.

Não é necessário ter todos, mas aqueles que você sabe que vai precisar com mais frequência de acordo com a sua rotina.

2.                O imóvel é novo ou usado?

Se for um imóvel novo, perfeito, provavelmente será necessário investir um pequeno valor para adaptar a casa ao que deseja, ou talvez nem isso.

Já para um imóvel usado, talvez seja necessário um reforma que vai custar um valor considerável. O estado de conservação do imóvel é algo que deve observar com certa frieza, sobretudo falando de parte elétrica e hidráulica.

Se este imóvel será financiado, pense que estas áreas da residência precisam estar em ordem.

3.                Temperatura e clima

Por essa você não esperava né?

Pois bem, imóveis que devido a localização são expostos ao sol de toda a tarde tendem a ser extremamente abafados e isso desvaloriza consideravelmente seu preço.

Essa informação pode parecer interessante para quem compra, mas se você decidir revender o imóvel no futuro, lembre-se que não poderá pedir um valor muito alto mesmo com benfeitorias.

Além disso, não será muito confortável morar em um lugar com clima muito quente. Para resolver, talvez seja preciso ar condicionado e isso vai encarecer outras despesas, concorda?

Claro que imóveis que ficam próximos ao litoral ou que estejam em regiões tipicamente com presença de sol, já tem a tendência de serem mais quentes mesmo, mas se esse não for o caso, analise melhor.

4.                Sua segurança

Sabemos que dificilmente vai existir um lugar 100% seguro para morar, mas de fato, existem bairros com maior índice de criminalidade.

Esse ponto é importante considerando principalmente os horários que você e sua família precisam se deslocar para o trabalho ou escola.

Busque mais informações de outros moradores e de comerciantes para entender como a segurança do bairro vem sendo feita e se há muitos casos de violência acontecendo por ali.

Sabemos que o sonho de comprar um imóvel pode aflorar demais as emoções e com isso a pessoa acaba se deixando levar, sem prestar atenção em outras características que são muito importantes antes de bater o martelo.

Com esse artigo, esperamos que você possa compreender que é necessário um pouco mais de cautela, visando seu bem estar e da sua família no futuro.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ver outros relacionados, nos siga nas redes sociais.

Nós estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.