Blog Engefor
1
jun
Home blog » Escolha da decoração de ambientes

Escolha da decoração de ambientes

Seja para um imóvel novo ou para renovar um local antigo, a decoração de ambientes é uma das maneiras de dar vida a um lugar!
No entanto, muitas pessoas acabam ficando cheia de dúvidas no momento da escolha da decoração de ambientes, pois não sabem exatamente como compor e coordenar cores, móveis e outros objetos.
E não é só isso.
Além de deixar o local bonito, antes de tudo é necessário pensar em funcionalidade para o uso e também levar em consideração as características, necessidades e gostos de quem vai usufruir do local.
Mas afinal, quando se fala em escolha de decoração de ambientes quais são os pontos mais importantes?
Continue conosco até o final desta leitura e saiba tudo a respeito.

Estilo da decoração
Esse primeiro passo tem grande importância porque uma vez que tenha isso definido fica mais fácil fazer a escolha dos elementos que vão compor a decoração.
· Clássico;
· Industrial;
· Vintage;
· Rústico;
· Contemporâneo;
· Minimalista;
· Étnica;

Esses são exemplos de estilo e é super importante que tenha a ver com aquilo que mais gosta, pois o ideal na decoração de ambientes é que ela reflita um pouco da sua personalidade.
É bacana entender também que cada local é um ambiente diferente e não precisam necessariamente ter o mesmo estilo. Inclusive é possível mesclar, mas sempre será preciso escolher um que predomine nesse caso.

Funcionalidade
Conforme dissemos anteriormente é de suma importância que na decoração de ambientes seja levado em consideração a praticidade que o local vai ter e o melhor aproveitamento possível de todo o espaço.
Aqui a frase unir o útil ao agradável é literal mesmo.

Cores
Com o estilo definido e ciente de que tudo precisa ser funcional, concentre-se então na escolha das cores para paredes, móveis, estampas e rouparia para eles.
Nas paredes, é possível escolher uma cor e pintar apenas uma delas. Talvez pintar metade de uma cor diferente da outra ou ainda investir em papeis de parede ou painéis.
Almofadas e mantas dão um toque elegante e aconchegante para sofás. Além disso, sobrepondo cores e estampas é possível conseguir um resultado incrível.
Falando de móveis, peças multifuncionais são atemporais e facilitam muito a vida de todos que estiverem no ambiente.
Um Puff que tem compartimento para guardar objetos, camas com box baú, banquinho que vira mesinha, etc.

Vivacidade
Além de cores e estampas, se você gostar, invista em plantas que ajudem a trazer mais vivacidade para o ambiente.
Além de vasos, existe a possibilidade de fazer um jardim suspenso na vertical, o que traz além de beleza um aproveitamento de espaço muito inteligente.
Quadros também contribuem bastante para que um ambiente tenha uma atmosfera mais gostosa de estar e embelezam.

Amplitude
Um elemento que consegue trazer uma amplitude incrível são espelhos.
É possível fazer meia parede, uma parede inteira e até brincar com eles, colocando vários emoldurados e de diferentes tamanhos, como se fossem “quadros”.
Outro elemento que pode e deve fazer uso, são luminárias, arandelas e luzes com cores.
Além de ser um objeto útil, alguns modelos finalizam complementam a decoração de ambientes com maestria.
Não é preciso ser um arquiteto ou design de interiores para fazer uma bela decoração, contudo, se for possível a contratação de um profissional como esse para apoiá-lo é muito válido.
É um trabalho que envolve muitos detalhes e um tanto de paciência, mas que costuma trazer muita satisfação como resultado final, sobretudo se for feito pessoalmente por você.

Se você gostou desse conteúdo e gostaria de ver outros relacionados, nos siga nas redes sociais.
Nós estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram.