Blog Engefor
18
maio
Home blog » Imóveis prontos x imóveis na planta

Imóveis prontos x imóveis na planta

Quando alguém decide comprar um imóvel, por vezes, se instala a dúvida de qual é a melhor opção: comprar na planta ou pronto?

Na verdade, tudo está muito relacionado à finalidade de uso, capacidade financeira e evidentemente a urgência da mudança.
Cada uma dessas opções oferecem benefícios particulares, então de fato, vale a pena avaliar com mais critério antes de bater o martelo.
Neste artigo vamos listar as vantagens de cada opção, de modo que você possa entender qual das alternativas vai se encaixar melhor na sua situação e assim escolher entre imóveis na planta ou imóveis prontos.
Aconselho que tenha em mãos papel e caneta, ou acione o bloco de notas do seu celular ou computador para que faça um comparativo.

Vantagens do imóvel na planta

Vamos listar aqui as principais vantagens, então escolha aquelas que acredita se enquadrarem melhor à sua realidade.

• Preço mais acessível – Por se tratar de um projeto, o valor de um imóvel na planta é bem mais baixo do que quando estiver pronto.
• Valorização futura – Há quem faça da compra de imóveis na planta e a venda na entrega posterior uma forma de investimento, pois depois de pronto há imóveis que valorizam de maneira exponencial;
• Pagamento facilitado – É quase regra que ao adquirir um produto imobiliário as parcelas sejam negociáveis e a entrada para aquisição seja flexível;
• Financiamento garantido – Instituição financeira faz acompanhamento/fiscalização da obra e garante a entrega do empreendimento de acordo com o projeto;
• Planejamento da mudança – Até o projeto estar efetivamente “de pé” é possível se programar para mudar de endereço e também personalizar todo o ambiente, permitindo também planejar cada etapa com bastante antecedência.

Liste quantas opções acima estão inclusas na sua situação ou nas suas condições.

Vantagens do imóvel pronto

Assim como a compra na planta, há vantagens que só um imóvel pronto vai oferecer.
• Mudança rápida – Se você tem necessidade de mudar-se imediatamente, sem dúvida, o imóvel pronto é opção certa!
• Sem surpresinhas – Um imóvel na planta nada mais é que um projeto. No entanto, na entrega é possível se deparar com algo diferente do planejado e isso costuma gerar incomodo e trabalho. Com um imóvel pronto você visualiza exatamente o que está adquirindo.
• Financiamento maleável – Para quem necessita financiar um imóvel, vai encontrar mais opções de instituições financeiras.
• Agilidade – Diferente de um imóvel na planta, quando você compra um pronto não terá de ter gastos adicionais e realizar acompanhamentos da instalação de pisos, revestimentos e outros itens que a construtora não costuma entregar.

Observou que há pontos positivos e interessantes também para um imóvel pronto?

Então agora que você sabe quais são as principais vantagens de um imóvel na planta x imóvel pronto, fica mais simples escolher a melhor alternativa para o momento.
Ambos possuem suas particularidades, então, olhe para as alternativas e reflita qual é aquela que melhor vai atender às suas necessidades atuais.

Se você gostou deste artigo e deseja ver mais conteúdos relacionados ao assunto, nos siga nas redes sociais. Nós estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram.