Blog Engefor
27
mar
Home blog » COMO ADQUIRIR UM IMÓVEL?

COMO ADQUIRIR UM IMÓVEL?

A compra de um imóvel muitas vezes significa a realização de uma família. Então ela deve ser criteriosa e levar em consideração alguns pontos importantes para o sonho da casa própria não se torne um pesadelo.

Sugerimos 5 pontos a serem observados:

1 – LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL

Identifique a região que mais lhe agrade e verifique os imóveis oferecidos. Pesquise o bairro, a vizinhança, a rua. Tem comércio próximo? Tem linha de ônibus? E serviços? Busque todas as informações possíveis, pois será li que sua família irá morar.

2 – PREÇO

Pesquise a concorrência, veja se o valor do produto oferecido é compatível com outros imóveis do mesmo padrão naquela região. Diferenças muito grandes no preço devem ser um alerta que algo de errado pode estar acontecendo.

3 – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Como está o seu bolso, sua poupança, seu objetivo? Neste momento as bolsas estão em baixa, o dólar em alta e os juros nunca estiveram tão baixo. Algumas aplicações estão abaixo da inflação e pode ser o momento de investir em imóveis, em algo seguro que pode obter uma valorização em breve.

Se o seu caso é o de poder comprar à vista, peça descontos e abra negociações com os vendedores.

Se você não tem condições de pagar à vista, os bancos estão com condições excepcionais para financiamento imobiliário, com taxas de juros baixas e prazos longos, fazendo com que as parcelas mensais caibam no seu bolso.

4 – IDONEIDADE DA CONSTRUTORA

Pesquise saber quem está construindo ou quem construiu o imóvel. Veja o histórico da empresa, seu portfólio, o volume e o tipo de reclamações que ela tem. Não se arrisque a comprar um imóvel de construtores aventureiros, afinal, você pode precisar de uma manutenção ou assistência técnica após receber seu imóvel.

5 – DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL

Todo imóvel deve ter seu registro no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca em questão. Se o imóvel estiver pronto, verifique se ele está registrado no cartório de acordo com as metragens existentes. Verifique a propriedade, se não está dado em garantia, se tem hipoteca. Evite surpresas.

Se você estiver comprando imóvel na planta, verifique como está o Registro da Incorporação no cartório de registro de imóveis da comarca. A incorporação garante que o imóvel oferecido será construído de acordo com as informações contidas nela.